sábado, 20 de fevereiro de 2010

Zé do Pedal - Documentário - 26 minutos

O brasileiro José Geraldo de Souza Castro, ambientalista e ciclista, há 30 anos, percorre o mundo em aventuras inusitadas. Atualmente, cruza o continente africano a bordo de um kart a pedal, numa viagem que teve início em maio de 2008, na França, e terminará na África do Sul, na abertura da Copa do Mundo de 2010.

Deserto do Sahara - Marrocos - 2008

Conhecido como Zé do Pedal, fez sua primeira aventura em 1981, quando saiu do Rio de Janeiro, de bicicleta, e chegou à Espanha, para assistir à copa do mundo de 1982. Depois disso, deu a volta ao mundo de bicicleta, cruzou o Japão e parte do Brasil em um velocípede, desceu o rio São Francisco num pedalinho e viajou pelo oceano Atlântico em um barco a pedal. Passou por chuvas monçônicas, terremotos, furacões e duas guerras civis. No total, visitou 66 países e pedalou cerca de 150 mil quilômetros.

Um aventureiro solidário, que sempre se preocupou em chamar a atenção do mundo para questões ambientais e humanitárias. Em todas as suas viagens, abraçou uma causa ou campanha social. Desta vez, busca dar visibilidade a uma campanha mundial que promove ajuda oftalmológica em países pobres.

Congo - 2009

Apesar da originalidade, Zé possui poucos registros de suas aventuras. A maior parte de seu material, principalmente os arquivos de vídeo, se perdeu em um incêndio caseiro, o que dificulta o seu reconhecimento no hall dos grandes aventureiros do mundo. Além disso, nunca conseguiu patrocínios significativos. Todos os seus projetos foram financiados apenas por apoios locais e muita coragem para encarar a estrada sem dinheiro.

Deserto do Sahara - Marrocos - 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário