O brasileiro José Geraldo de Souza Castro, ambientalista e ciclista, há 30 anos, percorre o mundo em aventuras inusitadas. Atualmente, cruza o continente africano a bordo de um kart a pedal, numa viagem que teve início em maio de 2008, na França, e terminará na África do Sul, na abertura da Copa do Mundo de 2010.
Conhecido como Zé do Pedal, fez sua primeira aventura em 1981, quando saiu do Rio de Janeiro, de bicicleta, e chegou à Espanha, para assistir à copa do mundo de 1982. Depois disso, deu a volta ao mundo de bicicleta, cruzou o Japão e parte do Brasil em um velocípede, desceu o rio São Francisco num pedalinho e viajou pelo oceano Atlântico em um barco a pedal. Passou por chuvas monçônicas, terremotos, furacões e duas guerras civis. No total, visitou 66 países e pedalou cerca de 150 mil quilômetros.
Um aventureiro solidário, que sempre se preocupou em chamar a atenção do mundo para questões ambientais e humanitárias. Em todas as suas viagens, abraçou uma causa ou campanha social. Desta vez, busca dar visibilidade a uma campanha mundial que promove ajuda oftalmológica em países pobres.
Apesar da originalidade, Zé possui poucos registros de suas aventuras. A maior parte de seu material, principalmente os arquivos de vídeo, se perdeu em um incêndio caseiro, o que dificulta o seu reconhecimento no hall dos grandes aventureiros do mundo. Além disso, nunca conseguiu patrocínios significativos. Todos os seus projetos foram financiados apenas por apoios locais e muita coragem para encarar a estrada sem dinheiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário